Postagem em destaque

 Como os pássaros, eu também migro. Estou migrando minha atividade artístico-literária e filosófica para o site: www.crisdanois.com Dê uma p...

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Palavras iniciais

Este blog destina-se a publicar crônicas no sentido mais amplo da palavra e partes dos ensaios críticos da escritora e poeta Cristina Danois. Dona de uma vasta obra poética e de ficção, em parte publicada, ela possui textos filosóficos, de crítica literária, além de reflexões sobre a cultura, a sociedade, o meio-ambiente e as tecnologias. Fundadora do Centro de Cultura Dinâmica, ela dá conferências e palestras sobre Literatura, Educação, Filosofia e outras áreas do conhecimento humano. PhD em Letras e Filosofia, ela possui cursos de especialização e pós-graduações em outras áreas do conhecimento, a fim de pensar a cultura humana atual em todos os níveis a partir do conceito clássico de Humanismo e da Ética hegeliana.
Seu tom de escrever é sempre crítico, mas muito bem humorado; às vezes, sarcástico e muito irônico. Ela acredita na liberdade de expressão, garantida pela Arte e pela Democracia e na crítica como exercício da faculdade humana de pensar e de analisar tudo antes de mudar, de agir em prol do indivíduo e da sociedade, juntos - "duvido, questiono, analiso, penso. Logo, existo." (C.D.) Repudia toda censura e todo controle do pensamento e da expressão humanos, seja qual for, e afirma que uma sociedade democrática só pode crescer verdadeiramente com o exercício da convivência do contrário, do questionamento, do diverso e diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente mas modere-se sempre. Liberdade de expressão e respeito às diferenças que nos une nesta tão ampla e diversa Humanidade.